Servir ao próximo.

dezembro 23, 2008 às 9:26 pm | Publicado em A Nova Era, Solidariedade | Deixe um comentário
Tags:

 

Nesta época de Natal, muito se faz pelas pessoas necessitadas. Uma onda de solidariedade toma conta da sociedade, como que se o espírito natalino entrasse em nossos corações. A pergunta que fica é porque essa mobilização solidária também não ocorre nos outros meses do ano, como que se só houvessem necessitados no Natal, ou como que se um presente de Natal resolveriam os graves problemas sociais que existem.  

Mas seria o ato de servir ao próximo realmente necessário? Fechar os olhos aos que passam necessidades é errado? Veremos o que Hermes nos diz no livro “A Nova Era, orientações espirituais para o terceiro milênio”, obra mediúnica de Roger Bottini Paranhos:

 

PERGUNTA: – A indiferença em relação à miséria alheia também seria um vício da alma?

HERMES: – Sim. Nós fomos criados para somarmos com a sociedade. A partir do momento em que nos isolamos, sem nos preocuparmos com o destino de nossos irmãos, estamos inseridos novamente em um comportamento que não corresponde ao padrão espiritual para o qual fomos criados por Deus. Se fugimos à nossa real natureza, como filhos de Deus, podemos afirmar com certeza que estamos cometendo um vício da alma.

O próprio indivíduo, ao isolar-se, começa a se prejudicar, pois cedo ou tarde necessitará de alguém ou de algo para viver. Fomos criados para interagirmos uns com os outros, e se isso não ocorre assemelhamo-nos à água parada que, com o tempo, começa a apodrecer.

O crescimento espiritual se dá por meio da prática convicta de servir ao próximo, e não de desejar ser servido. A história da humanidade é rica em grandes exemplos de almas que trabalharam pelo progresso de toda a civilização. E encontramos também o que há de pior, sempre em personalidades que foram preguiçosas, usurpadoras e que só desejavam que seus caprichos e taras fossem atendidos pela escravização de seus semelhantes. Portanto, devemos trabalhar incansavelmente para construir uma sociedade mais justa e igualitária, promovendo avanços no campo social, espiritual e científico.    

 

Ressalto aqui que Hermes fala em “almas que trabalharam pelo progresso de toda a civilização” e que “devemos trabalhar incansavelmente para construir uma sociedade mais justa e igualitária, promovendo avanços no campo social, espiritual e científico”, e não em atitudes como dar esmolas e presentes. Como já é sabido, mais vale ensinar a pescar do que dar o peixe.

 
 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: